06/06/2017

Piercings e alargadores na região bucal podem representar risco á saúde

Odontologia

A aplicação dos acessórios pode causar problemas irreparáveis, para saúde dos dentes e gengiva, e muitos especialistas contra-indicam seu uso.

“Os piercings em regiões de tecidos moles, como a língua e os lábios, não são recomendados pelos dentistas – a língua é um músculo de superfície rugosa, por causa das papilas gustativas, o que favorece o acúmulo de bactérias – esses microrganismos podem utilizar a perfuração do piercing como porta de entrada para infecções de ordem sistêmica, podendo gerar sérios comprometimentos no organismo do individuo.”, destaca a especialista em odontologia estética Dra. Maristela Lobo.

Muitos pacientes que possuem piercings em lábios podem desenvolver defeitos na região do atrito da peça com o dente e/ou com a gengiva. “Por ser sólido (aço cirúrgico, na maioria das vezes), o piercing promove fricção com a superfície da gengiva e do dente, provocando retração gengival, exposição da raiz, ou até mesmo, desgaste dos tecidos dentais”, alerta a Dra. Maristela Lobo.

Quando o uso dos piercings está aliado a jovens que têm o hábito de fumar, o risco ao desenvolvimento de doenças bucais é ainda maior. “Na maioria das vezes, o indivíduo que aplica esse tipo de peça não tem o costume de ir ao dentista ou de escovar os dentes. Geralmente os pacientes que possuem piercings somente deixam de utilizá-los após se confrontarem com os danos causados por eles.”, declara Lobo.

 

Fonte: www.crosp.org.br

Categorias

A Utoc

UTOC é uma clínica de saúde que cujo objetivo é oferecer o atendimento integral ao nosso paciente, proporcionando uma visão global de seu tratamento. Por esse motivo nossas especialidades envolvem Odontologia, Acupuntura, Osteopatia e Fonoaudiologia.

22/05/2018

Por que os dentes entortam?

Dentes tortos precisam de tratamento ortodôntico, com o uso de aparelhos corretivos. Eles agem no posicionamento dos dentes, forçando-os para que se alinhem corretamente. Entenda os fatores que determinam os dentes desalinhados.

Leia o artigo

31/05/2017

O que são lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas de porcelana, que são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir manchas ou melhorar a forma de dentes desgastados, promovendo boa estética.

Leia o artigo